terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CAVERNA A 40 KM DE MOSSORÓ PODE VIRAR PARQUE NACIONAL

No ano de 2001, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/RN) iniciou os estudos na área de Reserva Legal da antiga fazenda MAISA, distante cerca de 40 km de Mossoró. É neste local que se encontra uma das maiores cavernas do Rio Grande do Norte: a Furna Feia.

Após o início do processo de ocupação de 1.150 famílias no local, tornando a área o maior assentamento rural do Nordeste, aumentou consideravelmente o número de pessoas a visitar as grutas, danificando-as com pichações e quebra de espeleotemas.

Através de observações constatou-se a retirada de madeira nativa, pelos assentados, para confecção de cercas, carvão, estaca e lenha, além da caça predatória. Tais atividades, contudo, têm levado o IBAMA/RN através do Escritório Regional de Mossoró, juntamente com o 3º Pelotão de Proteção Ambiental, a intensificar as ações de fiscalização na área reduzindo os danos significativamente.

Com o levantamento da fauna e da flora da Furna Feia, pela CECAV/RN, foram identificadas 105 espécies de plantas (distribuídas em 83 gêneros e 42 famílias, sendo 22 espécies endêmicas da caatinga), 101 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis, onde várias espécies catalogadas constam nas listas oficiais da fauna e flora ameaçadas de extinção.

No entanto, com o avanço do conhecimento, ficaram evidentes os conflitos e o potencial e a relevência científica, tornando-se premente a preservação dos importantes patrimônios naturais que foram identificados, no sentido de transformar essa Área de Reserva Legal em uma Unidade de Conservação, na tentativa de garantir uma sustentabilidade para a região.


A proposta de criação de Unidade de Conservação Federal, com a instalação de um Parque Nacional, conta com o apoio de diversos órgãos, como a Prefeitura Municipal de Mossoró, que no último dia 07 realizou uma reunião preparatória à audiência pública da discussão do projeto de criação do Complexo Espeleológico Furna Feia.

Outras cavernas do Estado também sofrem com a visitação desordenada. No total, 17,81% das cavernas do Estado, o que equivale a 39 cavernas, recebem visitação por parte de moradores locais, como o "Poço Feio", em Governador Dix-Sept Rosado, a "Caverna do Letreiro" e a "Gruta do Apertar da Hora", em Jandaíra, a "Furna Feia", em Baraúnas e a "Casa de Pedra", em Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário