quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

POPULAÇÃO MOSSOROENSE FAZ ENTREGA ESPONTÂNEA DE ANIMAIS SILVESTRES AO IBAMA

Do Correio da Tarde, edição de 23/01/2011, via Renctas

Arara, Azu­lão, Bi­go­de, Ca­ná­rio de Vár­zea, Con­criz, Galo de Cam­pi­na, Go­li­nha, Graú­na, Ma­ca­co prego, mar­re­co irerê, papa-capim, pa­pa­gaio, pe­ri­qui­to da caa­tin­ga, ro­li­nha, sabiá, co­bras, cá­ga­dos, Ja­bu­tis, co­ru­jas....

São as es­pé­cies que foram mais ex­plo­ra­das e des­ti­na­das ao Cen­tro de Tria­gem de Ani­mais Sil­ves­tres - CETAS, pelo es­cri­tó­rio re­gio­nal do IBAMA em Mos­so­ró.

Se­gun­do in­for­ma­ções for­ne­ci­das por Fran­cis­co Lin­duar­te, chefe do es­cri­tó­rio do Ibama re­gio­nal Mos­so­ró, du­ran­te o ano de 2010 o órgão teve uma gran­de atua­ção na área de com­ba­te ao trá­fi­co de ani­mais sil­ves­tres, onde 1.298 ani­mais entre ma­mí­fe­ros, aves e que­lô­nios foram apreen­di­dos.

Já nesse mês de ja­nei­ro de 2011, já foram re­co­lhi­dos mais 128 bi­chos. " O me­lhor disso tudo é que gran­de parte des­ses ani­mais foram de­vol­vi­dos de forma es­pon­tâ­nea pela po­pu­la­ção", disse Lin­duar­te.

Para ele, o re­sul­ta­do des­sas mis­sões de fis­ca­li­za­ção am­bien­tal, em con­so­nân­cia com o tra­ba­lho de par­ce­ria com o ter­cei­ro pe­lo­tão de po­lí­cia am­bien­tal, gerou um fe­nô­me­no que cha­mou a aten­ção em todo o país. " E foi jus­ta­men­te a en­tre­ga vo­lun­tá­ria de ani­mais sil­ves­tres man­ti­dos em ca­ti­vei­ro", co­me­mo­ra o chefe do es­cri­tó­rio local do Ibama.

A En­tre­ga vo­lun­tá­ria des­ses ani­mais, ba­sea­da no in­ci­so quin­to do Art. 24, do de­cre­to nº 6.514/2008, isen­ta o ci­da­dão da multa, quan­do ele es­pon­ta­nea­men­te pro­cu­ra o órgão am­bien­tal para en­tre­gar o ani­mal que es­ta­va em seu poder, com o re­co­nhe­ci­men­to da sua culpa e o in­tui­to de cor­ri­gir o seu erro.

Para Lin­duar­te Lopes, o tra­ba­lho de­sen­vol­vi­do pelo Ibama e pelos po­li­ciais am­bien­tais, des­per­tou na so­ci­da­de esse de­se­jo e co­la­bo­ra­ção e com isso as pes­soas pas­sa­ram a fazer a en­tre­ga des­ses ani­mais, livrando-se das mul­tas pe­sa­dís­si­mas em caso das apreen­ções que são fei­tas atra­vés de de­nún­cias, já que criar ani­mais sil­ves­tres em ca­ti­vei­ro cons­ti­tui crime con­tra a fauna ti­pi­fi­ca­do no ar­ti­go 29 que prevê a pena de de­ten­ção de seis meses a um ano e multa.

Ainda se­gun­do dados for­ne­ci­dos por Fran­cis­co Lin­duar­te, as pes­soas que qui­se­rem de­vol­ver seu ani­mal de forma es­pon­tâ­nea, podem en­trar em con­ta­to com téc­ni­cos do Ibama atra­vés dos te­le­fo­nes 3321.1676 ou 3317.3701.

Um comentário:

  1. Olá, amigos da natureza! aqui em Apodi não estar acontecendo ainda a entrega de animais,pois,não foi trabalhada essa possibilidade, mas, muita gente deixou de criar animais em cativeiro com medo da policia ambiental; eu sei que ainda não é o certo, alguém só deixar de criar animais com medo de multa e não por consciência ambiental, mas, já é o começo; vamos continuar; a natureza conta com cada um de nós. um forte abraço. Professor e pastor Welitton Souza. Ecologista apodiense.

    ResponderExcluir