quinta-feira, 29 de março de 2012

HOMEM PRESO POR PRATICAR POLUIÇÃO SONORA


A pessoa de D.P.C. foi presa por utilizar o equipamento de som de seu veículo em desconformidade com os limites legais, quando foi flagrado pela guarnição ambiental de serviço no dia 24 de março de 2012, às 16h00min, na Rua Pedro Rodrigues, nº 33, bairro Alto do Xerém. Após a aferição dos níveis de pressão sonora, quando foi constatado ruído excessivo, os policiais prenderam o acusado, o conduzindo à delegacia, e apreenderam o som do carro, que permanecerá na sede do pelotão ambiental até determinação judicial.




MENOR É PRESO COM REVÓLVER

Na noite do dia 21 de março de 2012, o menor D.D.N. de 17 anos, foi preso pelos policiais ambientais portando um revólver calibre 38. A guarnição patrulhava na Av Melo Franco quando deparou com o acusado em uma motocicleta Honda Biz 125cc de cor prata, o qual fugiu dos policiais no momento em que foi determinado que parasse a moto. Após uma ligeira perseguição o menor caiu do veículo e, ao levantar-se, arremessou a arma para dentro de uma escola na Av. Alberto Maranhão. Por fim o acusado foi apreendido e a arma recuperada, o que ensejou sua condução à delegacia de plantão, onde foram lavrados os procedimentos cabíveis. Minutos antes da fuga, segundo informações de populares, o menor tinha realizado disparo de arma de fogo em via pública. No revólver havia apenas uma cápsula deflagrada.
 
 

ANIMAIS SILVESTRES SÃO CAPTURADOS


Às 09h23min do dia 19 de março de 2012, a guarnição ambiental de serviço foi solicitada a atender a uma ocorrência de animal silvestre, onde duas cobras haviam sido vistas em uma residência na Rua Jerônimo Rosado Neto, nº 42. Ao chegarem ao local os policiais capturaram as cobras e as reconduziram à sede do pelotão.
  
 Mais tarde, às 18h30min, os policiais capturaram uma seriema na Rua Benhur Queiroz, nº 35, bairro Abolição II, nesta urbe, após solicitação de populares.




Saiba mais sobre esse animal:

A seriema é uma ave gruiforme da família Cariamidae. Conhecida também como sariema (Ceará) e seriema-de-pé-vermelho. O nome seriema deriva das palavras em tupi “çaria” (= crista) + “am” (= levantada).
Ave típica dos cerrados do Brasil, a seriema possui porte imponente e cauda longa.
Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomên um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 centímetros. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 centímetros, podendo chegar a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,4 quilo. O porte dos jovens podem ser igual ao dos adultos e, para diferenciá-los, a cor dos olhos é uma das melhores maneiras. Nos adultos, os olhos são acinzentados; já nos jovens, são amarelados.
Seu canto é marcante, podendo ser ouvido a mais de 1 quilômetro. Seus gritos, seja de uma ave solitária, seja de um casal em dueto, são altos e longos. Parecem longas risadas, as quais vão acelerando-se e aumentando de tom à medida que a ave repete o canto. Pode permanecer gritando por vários minutos a fio.
Faz ninho desde a pouca altura do chão até a 4 ou 5 metros do solo, a árvore tende ser tal que permita a ascensão da ave, em saltos auxiliados por curtas esvoaçadas, até o ninho.

Presente em áreas abertas desde o Maranhão e sul do Pará até o oeste do Mato Grosso; presente nos estados da região sudeste e sul do Brasil; ausente em áreas amplamente florestadas da Amazônia. Encontrada também na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Fonte: http://www.wikiaves.com.br/seriema

HOMEM É PRESO POR DESACATO AOS POLICIAIS AMBIENTAIS


Um fato inusitado ocorreu às 03h00min do dia 19 de março, na Av. Presidente Dutra, bairro Alto de São Manoel. Enquanto a guarnição ambiental de serviço realizava uma pausa para lanche, em um estabelecimento bastante conhecido na cidade, a pessoa de Rafael Araújo Silva, de 22 anos de idade, levantou-se da mesa à qual estava sentado e se dirigiu aos policiais, passando a desacatá-los com expressões discriminatórias. Face ao desacato, o acusado foi preso e autuado na delegacia de plantão.

MENOR É APREENDIDO COM ARMA DE FOGO NO TRANQUILIM


 Após denúncia de populares, menor é apreendido na favela do “tranquilim” portando uma arma de fogo calibre 38 de fabricação caseira. Por volta das 21h00min os policiais receberam uma ligação telefônica informando que grupos de traficantes rivais se reuniam na favela e se encontravam armados. A partir da informação os policiais realizaram uma diligência nas localidades, oportunidade em que depararam com o menor, que ao avistar as viaturas jogou o artefato no mato. Mesmo assim a arma foi localizada e o menor apreendido. A operação contou com o apoio da guarnição da ROCAM. A arma, apesar de caseira, possui calibre 38 e é extremamente perigosa, tendo capacidade para 12 munições.

PAPAGAIO CAPTURADO NO BAIRRO INDEPENDÊNCIA I


01 exemplar de papagaio foi capturado na Rua José Soares de Amorim, nº 44, bairro Independência I, nesta urbe. Após solicitação de populares, uma guarnição ambiental se deslocou até o referido endereço, onde haveria um papagaio no quintal, o qual foi capturado e levado à sede do IBAMA, para providências. Por não ser uma ave comum na região, acredita-se que o exemplar silvestre havia sido domesticado e por alguma razão foi solto por seu antigo dono. Vale ressaltar que a criação de qualquer ave silvestre sem a devida autorização do órgão competente constitui crime, conforme art. 29, da lei 9.605/98.